sexta-feira, outubro 27, 2006

"Band" viveu momentos de angústia em Portugal



A produção dos programas “Sabadaço” e “Boa Noite Brasil”, da rede Bandeirantes, viveu um autêntico pesadelo no dia da chegada a Portugal. No dia 20, ao desembarcar no aeroporto Sá Carneiro, na cidade do Porto, a segunda maior do país, todo o equipamento da equipe foi retido pela a alfândega portuguesa.

“As autoridades nacionais alegaram que essa medida visava impedir que o nosso material fosse vendido em Portugal, o que é ridículo”, afirma Valter Leite, diretor dos programas.

Segundo este responsável, foi ainda solicitado um depósito temporário, no valor de 12 mil euros, para que o equipamento de áudio e som, bem como a câmera, fossem liberados.

“Perdemos quatro dias de filmagem e atrasamos toda a nossa programação. O que mais nos revolta é saber que todo o nosso trabalho é em prol da divulgação da cultura portuguesa, mas assim é impossível trabalhar. Se o material, que estava devidamente legalizado e documentado, não fosse entregue, todas as nossas filmagens ficaram comprometidas”, esclarece Valter Leite.

Por sua vez, o apresentador dos dois programas, Gilberto Barros, acredita que essa atitude pode ser traduzida como preconceito contra os brasileiros. “Se fossem cidadãos italianos ou ingleses, certamente a minha equipe não teria tido esse problema. Nunca passámos por algo semelhante em outros países”, finaliza o promete denunciar esta situação à Federação Internacional de Jornalistas.

O problema só foi resolvido quatro dias depois, após alguns trâmites legais. A equipe está no país luso fazendo algumas filmagens, para ir ao ar ainda este ano, nos dois programas.

Gilberto Barros esteve na região do Douro, onde conheceu um dos melhores espumantes do mundo, além de poder ter tido contato com a paisagem das encostas vinhateiras da mais antiga Região Demarca do Mundo.

Estão previstas ainda gravações nas cidades do Porto e Lisboa, onde a turma vai ser recebida por Roberto Leal. Um dos momentos mais esperados é a entrevista com o técnico da seleção portuguesa, Scolari.

A equipe é composta por Gilberto Barros, Valter Leite, Katia Gardin, Anderson Pitombeira e o câmera Ulisses Cruz. A turma retorna ao Brasil no próximo dia 30.

Igor Lopes