domingo, agosto 27, 2006



Gralheira é uma freguesia portuguesa do concelho de Cinfães, distrito de Viseu, situada em plena serra de Montemuro, com 10,58 km² de área e 205 habitantes (2001). Densidade: 19,4 hab/km².

Situada nos limites do concelho de Cinfães (ao qual pertence), a sua vida, porém, está mais ligada a Castro Daire, quer pela distância quer pelas vias de comunicação. As povoações mais próximas e com que confina, são: a norte, a Panchorra, do concelho de Resende; a sul, Carvalhosa, Pereira, Cêtos, Póvoa e Faifa, do concelho de Castro Daire; a leste, Cutelo, Campo Benfeito e Rossão, também de Castro Daire; e a oeste, Bustelo, Alhões e Vale de Papas, do concelho de Cinfães. Por esta descrição, facilmente se pode concluir que a GraIheira fica situada no vértice de uma pirâmide, onde terminam os concelhos de Castro Daire, Resende e Cinfães.

Um óptimo lugar para se desfrutar do melhor da culinária daquela região.


Fátima é uma freguesia portuguesa do concelho de Ourém, com 71,29 km² de área e 10 302 habitantes (2001). Densidade: 144,5 hab/km².

Tornou-se mundialmente conhecida pelas aparições marianas aos três pastorinhos (Lúcia, Francisco Marto e Jacinta Marto) que, segundo dizem, aí tiveram lugar entre 13 de Maio e 13 de Outubro de 1917, no lugar da Cova da Iria. A construção do Santuário de Fátima trouxe desenvolvimento ao local, logrando ser elevada a cidade em 12 de Julho de 1997.

Actualmente, há um movimento na freguesia, movido pelo pelo sector economico desejando a criação de um município autónomo de Ourém. No entanto, o projecto de criação do dito concelho, liderado pelo Engenheiro Júlio Silva (ex-presidente da Junta de Freguesia), foi vetado em Julho de 2003 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, o que não causou na altura grande discordia por parte da população.

Fátima é, assim, a capital da fé católica em Portugal.


Santiago de Compostela é um município da Espanha na província da Corunha, capital da comunidade autónoma da Galiza, de área 221,50 km² com população de 92298 habitantes (2004) e densidade populacional de 416,70 hab/km².

É uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca aonde acorrem os peregrinos que efectuam os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Sant'Iago, um dos apóstolos de Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar.

Capital da fé espanhola, muitos turistas procuram o local como forma de devoção e, também, para conhcer a obra-prima que é a cidade de Santiago de Compostela.



Ponte Vedra é um município da Espanha na província de Ponte Vedra, comunidade autónoma da Galiza, de área 118,74 km² com população de 80191 habitantes (2006) e densidade populacional de 662,92 hab/km².

Pontevedra é a capital da provincial do mesmo nome. É uma cidade principalmente de serviços, já que a grande maioria do tecido industrial da Província de Pontevedra encontra-se na cidade vizinha de Vigo.

Limite: ao Norte com os municípios de Barro e Moraña, ao Noreste com o município de Campo Lameiro, ao Leste com o município de Cotobade, ao Suleste com o município de Ponte Caldelas, ao Sul com o município de Soutomayor, ao Suloeste com os muicípios de Vilaboa e Marín, ao Oeste com o océano Atlântico, ao Noroeste com o município de Meis.

Vale a pena uma visita a esta cidade pacata mas rica em artes normalmente urbanas.


Foto tirada no inverno, na praia de Samil, em Vigo, que se destaca por ser a maior cidade da região da Galiza, na Espanha.
O cenário pode parecer frio, mas a temperatura dos políticos espanhóis faz com que a população se aqueça ao desfrutar das várias actividades oferecidas ao longo do calçadão desta praia. Centenas de pessoas ocupam os campos desportivos do local, além de utilizarem uma arena destinada ao uso de patins.
Assim, vale a pena vestir o melhor casaco e partir para a rua, mesmo que estejam 12 graus centígrados.


Praia de Samil, na cidade de Vigo, região da Galiza, em Espanha.
A costa de Vigo é um dos lugares mais procurados pelos espanhóis durante a época balnear. Não faltam turistas à procura das areias de Samil. Um belo passeio pelo calçadão acaba por ser um encontro de culturas. Uma das línguas mais faladas no local é o português, já que centenas de cidadãos lusos partem rumo à Espanha para aproveitar as suas férias. Os brasileiros também marcam presença.
Quem quiser arriscar ficar por um tempo na região pode ter que pagar cerca de 2500 a 3000 euros mensais por um apartamento alugado a beira mar em Samil.


A praia de Samil, na cidade de Vigo, na Galiza (Espanha), tranforma-se num autêntico mercado a céu aberto. Desde roupas, calçados, colares a música e artigos de decoração. Os principais feirantes no local são os imigrantes árabes e africanos residentes na Espanha.
Um bom lugar para se encontrar artigos exuberantes de culturas muito distantes. Algumas peças podem custar "o olho da cara", mas nada que uma boa conversa não resolva para baixar os preços!


A beleza do Rio esconde os seus pontos negativos. As recentes confusões em torno da segurança pública na cidade, fazem dos seus responsáveis, os únicos responsáveis pelo sucedido. Mortes, crimes, arrastões. Essa cidade merecia melhores imagens do que estas que estamos nos acostumando a ver rotineiramente.